ALIMENTAÇÃO BALANCEADA: DICAS PARA QUEM ESTÁ TREINANDO
Categoria: SaúdeVocê já se fez essa pergunta: como fazer uma dieta balanceada para obter melhores resultados no meu treino? Se sim, você não é a primeira a passar por esse questionamento.
Uma dieta balanceada é a chave para melhorar sua alimentação, seu desempenho e um bem-estar geral de sua saúde. Uma boa alimentação promove energia e a sustenta ao longo do dia.
Neste artigo vamos dar dicas de alimentos saudáveis para uma dieta balanceada. Não esquecendo que quando o assunto é dieta e boa alimentação, é fundamental consultar seu nutricionista ou profissional da área da saúde.
Evite produtos com alto teor de açúcar e altamente processados
Antes de começar uma alimentação balanceada é preciso entender quais alimentos você deve evitar e por quê. Os alimentos altamente processados e bebidas açucaradas têm pouco ou nenhum valor nutricional e geralmente são ricos em calorias. Esses alimentos são soluções rápidas que vão te dar energia, embora com pouquíssimo valor nutricional. Dê o primeiro passo: evite esses alimentos e faça as melhores escolhas na direção certa.
Consuma mais proteína e vegetais
Pense fora da caixa! Encontre opções de alimentos com mais nutrientes que promovam seu bem-estar geral. A proteína, por exemplo, é fundamental para se sentir satisfeita durante e entre as refeições, o que irá ajudar você a se alimentar moderadamente. Além disso, os vegetais são repletos de nutrientes que podem fornecer uma variedade de benefícios à saúde. E se você puder combinar os dois, melhor ainda! Existem várias opções de vegetais ricos em proteínas, por exemplo: lentilhas, ervilhas, espinafre, entre outros.
Reserve tempo para fazer suas refeições
Suas refeições também podem ser muito prazerosas. Quando as refeições são equilibradas em todos os aspectos, é mais provável que você não sinta fome tão rápido, o que a impede de comer demais e fazer lanches desnecessários. Inclua alimentos em uma variedade de cores, texturas e sabores e reserve tempo para se sentar e fazer sua refeição com calma. Assim, você poderá realmente desfrutar de sua alimentação, ter menos ânsias entre as refeições e consequentemente comer menos.
Não pule refeições
Pular refeições, seja acidental ou propositalmente, leva à falta de energia, alterações de humor e alimentação excessiva. Isso, por sua vez, pode levar você a fazer escolhas erradas. Saiba perceber quando você está realmente com fome ou somente aquela ansiedade para beliscar alimentos. Entre em sintonia com seu corpo para não desviar de seus objetivos e de sua dieta balanceada.
Lembre-se sempre que uma alimentação saudável - rica em vitaminas, minerais e outros elementos nutricionais - é extremamente importante para sua saúde, seu bem-estar geral, ajudando a atingir seus objetivos no treino. Por: Sonia Ferreira