COMO FAZER DIETA DURANTE A PANDEMIA
Categoria: SaúdeA pandemia tem causado muitas mudanças em nossas vidas diárias. Com o distanciamento social, jantar fora já não faz parte de um hábito para muitas pessoas. Com isso, pode ser fácil cair em hábitos alimentares pouco saudáveis durante este período de permanência em casa.
Mas não se desespere! Com um pouco de reflexão e preparação, manter uma dieta saudável não precisa ser uma tarefa árdua.
Uma boa nutrição é sempre importante, mas durante esta pandemia, é ainda mais importante porque uma dieta bem equilibrada de alimentos nutritivos ajuda a manter seu sistema imunológico forte.
Uma boa ideia é na hora de fazer compras, um pouco de planejamento pode ajudar você a entrar e sair do supermercado com mais rapidez. Prepare uma lista de compras que abasteça você e todos em casa por pelo menos duas semanas e evite aquela tentação de comprar mais do que o necessário. Assim você mantém sua dieta dentro do esperado.
Compre uma variedade de alimentos frescos e em quantidades que você normalmente compraria. Planeje uma mistura desses alimentos: frescos, congelados (carnes, vegetais, frutas e pães) e alimentos duradouros (massas, arroz, produtos secos e enlatados). Coma os alimentos frescos primeiro e estoque seu freezer e despensa com itens que você pode comer na segunda semana e depois.
Se você não quer correr o risco de ficar perto de outras pessoas no supermercado, fazer suas compras online e mandar entregá-las é outra opção que alguns supermercados locais oferecem.
Em muitas regiões você pode encontrar sistemas de agricultura apoiados pela comunidade, onde pequenos agricultores vendem diretamente aos consumidores e por meio de caixas de alimentos entregues em casa. Esta é uma ótima maneira de apoiar os agricultores locais e, ao mesmo tempo, obter os alimentos mais frescos.
Coma muitas frutas e vegetais, que são ricos em vitaminas e minerais, assim como em fibras. Frutas e vegetais congelados ou enlatados também contêm vitaminas e minerais, embora o processamento desses produtos às vezes acrescente ingredientes como açúcar, sal ou conservantes. Certifique-se de ler os rótulos para poder escolher o que é melhor para você e sua família.
Faça uma dieta rica em grãos inteiros, nozes e gorduras saudáveis, como azeite, gergelim, amendoim ou outros óleos ricos em ácidos graxos insaturados. Esses alimentos ajudam a apoiar o sistema imunológico.
É tentador buscar comida que nos reconforta quando estamos estressados, e isso é normal de vez em quando. Mas cuidado, não crie esse hábito! Muitos desses alimentos, como macarrão com queijo, pizza e hambúrgueres com batatas fritas, são ricos em gordura, açúcar e sal. Leia os rótulos dos produtos que está comprando para obter informações corretas sobre o valor nutricional dos alimentos.
Beba água regularmente. Ficar bem hidratado também ajuda o sistema imunológico. Opte por água pura em vez de bebidas adoçadas com açúcar.
Durante esses tempos difíceis, pode ser tentador sair um pouco fora de sua dieta, mas lembre-se que uma boa alimentação vai ajudar você a manter sua saúde física e mental.
Se gostou do nosso artigo, compartilhe em suas redes sociais!
Por: Sonia Ferreira